terça-feira, 13 de outubro de 2009

O caminho para a felicidade Part II

Depois de um comentário acerca da felicidade num website com bastantes visitantes, a adaptação para este pouco ou nada visitado mas que tem de existir. Não sou perito em felicidade mas sou em reciclagem (por vezes um material reciclado tem muito mais qualidade ou é mais interessante do que o original porque já tem "alma" e nos faz sentir bem com o mundo):


O caminho para felicidade:
Um homem perguntou a um sábio:
-Senhor, tu que és sábio, podes dizer-me o que é felicidade?
O filósofo respondeu:
-Nunca poderia dizer-te. Posso indicar-te apenas o caminho que te levaria até ela
-Senhor, ficaria eternamente agradecido se fizesses este favor...
O homem em sua sabedoria disse:
-Pois bem: olha para frente! O que vês?
-Vejo o mundo senhor.
-Olha mais!
Concentrando sua atenção, falou:
-Vejo campos, serras, nuvens nos céus, bois pastando...
O sábio insistiu:
-Olha mais!
-Nada mais vejo, senhor. Palavra, não vejo nada mais do que te disse.
O filósofo, que entendia os limites da compreensão humana, respondeu:
-O segredo está em permitir que teu coração reconheça a felicidade naquilo que teus olhos vêem.
Seja feliz com o que tem!
(Autor Desconhecido)


Acho que a felicidade é uma livre doação ao próximo, ao mundo e a Deus e principalmente é feita de pedaços descartáveis mas que "voilá" são recicláveis e montáveis ao longo da vida. Respeito, testemunho, esforço, dedicação, fé, esperança e sim amor que aparentemente tudo consegue através disso tudo mais perdão e adaptação. É só haver um receptor sintonizado com expectativas enquadradas no pressuposto de que não existe felicidade perfeita mas existe a perfeita felicidade com todos os seus defeitos e virtudes. 
Já Boda dizia: "Existem três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina, a que ensina e não faz". 
Não quero desistir e quero continuar a aprender a ser e viver feliz. Não é esse o desígnio de Deus?


Deixo três pensamentos:


"Senhor, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado, compreender do que ser compreendido, amar do que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna". (S. Francisco de Assis)


"O amor não se rouba nem se compra. Não há amor verdadeiro, e portanto feliz, senão entre pessoas que dispõem livremente de si próprias para se darem à outra". (Jacques Philippe)


"A felicidade continua a exigir de nós comportamentos que não são compatíveis com a facilidade. Não nos tornamos felizes carregando num botão. É preciso subir montanhas, insistir em esforços prolongados; acreditar, até ao heroísmo, na lentidão. Por vezes, reunimos todas as forças e não sabemos se aguentamos até ao fim do dia". (Paulo Geraldo)


Se calhar não há caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho!
Pensa nisto e João... pensa tu também nisto!

Sem comentários:

Enviar um comentário